O que Coaching ?
O coaching tem sua origem em 1850, quando o termo passou a ser atribuído aos professores de universidades com o significado de “tutor”. Esse tutor era responsável por ajudar os estudantes na preparação para os testes e exames. Ou seja, o coaching já significava “aquele que conduz uma pessoa ao lugar desejado”.
Mais tarde, por volta de 1950, o termo coach começou a ser utilizado para se referir à habilidade de gerenciamento de pessoas. Foi aí que surgiram as primeiras técnicas de desenvolvimento pessoal, valorizando-se as competências individuais e as relacionando a um processo de melhoria e evolução contínua.
Nessa mesma época, a palavra coach também passou a representar aquele que era responsável pelo treinamento e aperfeiçoamento de atletas e equipes esportivas.
No esporte, essa técnica é utilizada por treinadores para conduzir esportistas de diversas modalidades a alcançar grandes resultados.
Atualmente, inúmeras organizações estão investindo em coaching com o objetivo de desenvolver e qualificar os seus funcionários para que atinjam resultados cada dia mais satisfatórios.
Qual a diferença entre coaching, coach e coachee?
Coaching é uma metodologia relacionada a atingimento de metas, realização de objetivos e tomada de decisão. Vem ganhando cada vez mais espaço no mundo todo e compõe cursos e programas de universidades como Harvard, Wharton, Insead e Columbia.
Todo processo de coaching começa com a identificação do Estado Atual, ou seja, como estão a vida e os resultados do cliente naquele momento. Em seguida, o cliente define seus objetivos, o que chamamos de Estado Desejado.
Coaching é uma palavra inglesa que deriva de “coach”, que significa treinador, instrutor.
O termo indica uma atividade de formação pessoal ou profissional na qual o instrutor (coach) auxilia seu cliente (coachee) a alcançar objetivos extraordinários em uma ou mais áreas de sua vida.
A palavra que deriva do inglês “coaching” significa um processo de desenvolvimento humano no qual o coach auxilia o coachee a potencializar os resultados pessoais e profissionais.
Por que coaching não é autoajuda?
É importante esclarecer que coaching não é autoajuda: não se pode confundir autodesenvolvimento com autoajuda.
O princípio da autoajuda é inspirar-se em experiências pessoais e profissionais de outros para melhorar a si mesmo. Ainda que essa seja uma forma de se autodesenvolver, a diferença está no fato de que a autoajuda se baseia em uma experiência única, que gerou determinados resultados para uma única pessoa ou grupo de pessoas. Ou seja, não se observam resultados em maior escala.
Além disso, na autoajuda o indivíduo é seu próprio instrutor, tendo que descobrir sozinho os caminhos para uma vida melhor.
No coaching, o indivíduo é acompanhado de perto por um coach altamente qualificado que o apoia, desafia e incentiva.
O coach trabalha para que o coachee aumente sua consciência e desenvolva as habilidades necessárias para atingir seus objetivos.